sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Diferenças entre as versões do Windows 7

O Microsoft Windows 7 no Brasil é diferenciado em 6 versões: o Windows 7 Starter (mais básica), Home Basic, Home Premium, Professional, Enterprise (para empresas) e o Ultimate (mais completo e mais caro).

Windows 7 Starter Edition
Windows 7 Starter

É a versão mais básica do Windows 7, voltada pra netbooks (apesar de ser utilizada também em microcomputadores) e possui arquitetura apenas 32 bits (x86). É um Sistema Operacional bastante limitado que oferece poucas funções para o utilizador do computador, como a impossibilidade de mudar o papel de parede do Desktop.

Windows 7 Home Basic
Windows 7 Home Basic

É uma versão intermediária entre o Windows 7 Starter e o Home Premium. Sua arquitetura pode ser 32 bits (x86) ou 64 bits (x64). É um Sistema Operacional limitado que oferece poucas funções ao utilizador, porém é mais completo em relação ao Starter. É vendido apenas em mercados emergentes.

Windows 7 Home Premium
Windows 7 Home Premium

É a versão mais completa em relação aos sistemas anteriormente apresentados. Sua arquitetura pode ser 32 bits (x86) ou 64 bits (x64). É um sistema operacional com mais funções, como: Touchy Windows (tela sensível ao toque), Aero Background, que troca seu papel de parede automaticamente no intervalo de tempo determinado e o Aero Glass, que cria efeitos especiais com o Gerenciador de Janelas da Área de Trabalho. O Windows 7 Home Premium é considerado com a versão mais "comum" desse sistema operacional, por ser da linha intermediária dos produtos e não ser uma versão muito básica e atender os requisitos para uma boa utilização de um computador pessoal.

Função Aero Glass no Microsoft Windows 7 Home Premium

Windows 7 Professional
Windows 7 Professional

É uma versão mais avançada e completa em relação ao Windows 7 Home Premium. Sua arquitetura pode ser 32 bits (x86) ou 64 bits (x64). Ele pode ser utilizado para outras funções, como para computadores de pequenas empresas por possuir uma maior variedade de programas e aplicativos para que se torne mais fácil a integração de computadores, como o aplicativo Domain Join, que ajuda os computadores de uma rede a “se enxergarem” e conseguirem se comunicar, e o Location Aware Printing, por sua vez, tem como objetivo tornar muito mais fácil o compartilhamento de impressoras. Além disso ele possui um Modo Windows XP, na qual ele poderá utilizar a maioria dos programas de XP no Windows 7.

Windows 7 Enterprise

É uma versão ainda mais avançada que a Professional. Sua arquitetura pode ser 32 bits (x86) ou 64 bits (x64). Pode ser utilizado para a mesma função que o Professional, porém sendo este mais capaz, ele é normalmente utilizado por grandes e médias empresas que necessitem de um maior desempenho e uma maior segurança. Ele só pode ser licenciado para vários computadores. Como exemplos da maior variedade de arquivos e funções, podemos citar o BitLocker, responsável pela criptografia de dados e o AppLocker, que impede a execução de programas não-autorizados.

Windows 7 Ultimate
Windows 7 Ultimate

É a versão mais completa e cara desse Sistema Operacional. Sua arquitetura pode ser de 32 bits (x86) ou 64 bits (x64). Ele possui todas as funções das versões anteriores, sendo essa a mais avançada versão atualmente em produção da Microsoft.

Tabela comparativa das principais versões do Windows 7
Diferenças Edições Windows 7
* O Windows 7 Starter Edition não foi citado por não possuir nenhum dos programas acima citados.
** O Windows 7 Enterprise não foi citado por não ser comum em usuários comuns, pois sua licença é permitida apenas para empresas que possuam um número considerável de computadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário